Brasil e Noruega se enfrentam neste domingo, às 17h (de Brasília), pelas oitavas de final da Copa do Mundo, no Estádio de Nova Jersey.
O Brasil viverá situação incomum demais neste domingo. Terá pela frente a única equipe que nunca foi derrotada pela seleção brasileira. Em quatro jogos contra Noruega, perdeu duas vezes e empatou outras duas.
O primeiro duelo entre Brasil e Noruega aconteceu em 1988, um amistoso realizado em Oslo. Terminou em 1 a 1. Dezenove anos depois, na preparação para a Copa de 1998, os europeus venceram por 4 a 2. Na temporada seguinte, pelo Grupo A do Mundial, os noruegueses fizeram 2 a 1. O último confronto aconteceu há 20 anos, outra vez na capital do país nórdico, um novo 1 a 1.
O Brasil tenta se livrar da dificuldade que vem tendo contra europeus. Após o penta, em 2022, o Brasil foi eliminado nas Copas do Mundo posteriores por França, Holanda, Alemanha, Bélgica e Croácia.
Caminho dos times na Copa
O Brasil passou à segunda fase como líder do Grupo C. Empatou com Marrocos por 1 a 1, mas venceu Haiti e Escócia pelo mesmo placar: 3 a 0. O saldo de gols deu a ponta à seleção brasileira. Na segunda fase, eliminou o Japão com vitória emocionante, decidida aos 50 minutos do segundo tempo com gol de Martinelli: 2 a 1.
A Noruega avançou ao mata-mata como vice-líder do Grupo I. Venceu Iraque e Senegal, mas foi goleada pela França. Na segunda fase, bateu a Costa do Marfim.
Escalações prováveis
Brasil – Técnico: Carlo Ancelotti
Na sofrida vitória sobre o Japão, Carlo Ancelotti ganhou mais um problema para administrar. Lucas Paquetá sofreu lesão na coxa esquerda no primeiro tempo e virou desfalque.
Ancelotti não confirmou quem substituirá Paquetá, mas deixou indícios de que Gabriel Martinelli jogará. O atacante do Arsenal treinou como titular na sexta e no sábado e parece ter vencido a concorrência com Danilo Santos.
Escalação do Brasil: Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro, Bruno Guimarães e Gabriel Martinelli; Rayan, Matheus Cunha e Vini Jr.
Noruega – Técnico: Ståle Solbakken
O estilo de jogo da Noruega foi construído para potencializar os talentos do meio-campista Odegaard, destaque do Arsenal-ING, e do atacante Haaland, do Manchester City-ING. A força de seu sistema ofensivo, que nas Eliminatórias Europeias para esta Copa do Mundo marcou 37 gols em oito partidas, é o grande trunfo dos europeus para surpreender o Brasil.
São duas as dúvidas do técnico Stale Solbakken: a lateral direita e um dos atacantes posicionados ao lado de Haaland.
Na defesa, a tendência é de que o titular Ryerson não tenha condições de jogo por conta de uma lesão muscular. Sem ele, a vaga é disputada por Pedersen e pelo volante Fredrik Aursnes, que pode atuar improvisado na posição. No ataque, há a possibilidade de que Sorloth seja sacado do time para a entrada de Oscar Bobb.
Provável escalação: Nyland; Pedersen (Fredrik Aursnes), Ajer, Torbjorn Heggem e Wolfe; Berge, Patrick Berg e Odegaard; Nusa, Alexander Sorloth (Oscar Bobb) e Haaland.
Fonte/Imagem: GE