Diversas escolas utilizadas como locais de votação em Jundiaí amanheceram neste domingo (4) com grande quantidade de santinhos e outros materiais de campanha espalhados pelas calçadas, ruas e sarjetas.
A situação foi registrada em diferentes pontos da cidade e chama a atenção pelo volume de papel deixado nas vias públicas, além do impacto na limpeza e na circulação de eleitores.
Um dos locais onde a sujeira ficou evidente foi a Escola Estadual Professor Francisco Napoleão Maia, na Vila Rami. Santinhos foram encontrados espalhados por praticamente toda a calçada e também próximos ao meio-fio e à rua.
O chamado “derrame de santinhos” é proibido pela legislação eleitoral. A regra considera irregular o derramamento ou a anuência com o descarte de material de propaganda no local de votação ou nas vias próximas, inclusive quando realizado na véspera da eleição.
A prática pode resultar em multa e, dependendo das circunstâncias, também em apuração de eventual crime eleitoral. A legislação prevê ainda punições para candidatos que tenham participação ou anuência na propaganda irregular.
Além da questão eleitoral, o descarte em grande quantidade provoca acúmulo de lixo nas vias públicas e pode fazer com que os papéis sejam carregados pela chuva para bueiros e galerias de drenagem.
O cenário registrado em diferentes escolas reforça a necessidade de respeito às regras eleitorais e de responsabilidade com a limpeza dos espaços públicos durante o período de votação.