Morcego é encontrado com vírus da raiva em área rural de Jundiaí

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, confirmou a presença do vírus da raiva em um morcego encontrado morto em uma propriedade localizada na área rural do bairro Santa Clara, em Jundiaí.

O animal foi encontrado na área externa do imóvel e recolhido pela equipe da VISAM no dia 11 de setembro, após um morador solicitar atendimento. O morcego, do gênero Histiotus, foi encaminhado para análise no Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo (CCZ-SP). O resultado divulgado na quarta-feira (16) confirmou a presença do vírus.

Segundo a Prefeitura, não houve contato de pessoas ou animais com o morcego.

Após a confirmação, a VISAM iniciou os protocolos de vigilância e prevenção, incluindo a investigação da ocorrência, avaliação do local e orientação aos moradores. A equipe também mantém o monitoramento de morcegos encontrados em diferentes regiões do município.

Animal tem importância para o meio ambiente

Apesar da confirmação da raiva, a Prefeitura reforça que a presença de morcegos não significa risco imediato e que esses animais não devem ser capturados ou eliminados indiscriminadamente.

Os morcegos do gênero Histiotus, conhecidos como morcegos-de-orelhas-grandes, são comuns em Jundiaí e se alimentam de insetos, como mariposas, besouros e pernilongos. Dessa forma, ajudam no controle natural de pragas e desempenham uma função importante no equilíbrio ambiental.

Em áreas urbanas, eles podem procurar abrigo em locais escuros e protegidos, como forros, sótãos e frestas de construções.

O que fazer ao encontrar um morcego?

A orientação é não tocar, capturar ou manipular o animal, principalmente quando ele estiver no chão, em locais incomuns ou for encontrado durante o dia.

Nessas situações, a população deve comunicar a VISAM pelos telefones (11) 4589-6340 ou (11) 4589-6350. A equipe técnica avaliará a ocorrência e, quando necessário, fará o recolhimento de forma segura.

Em caso de contato direto com um morcego, incluindo mordida, arranhadura ou contato com saliva, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação e definição da necessidade de medidas de prevenção contra a raiva.

A Prefeitura também reforça que cães e gatos devem estar com a vacinação antirrábica atualizada. A vacina é oferecida gratuitamente pelo município, mediante agendamento prévio com a unidade responsável.