IPTU 2026 em Jundiaí vence no dia 27 de fevereiro com desconto de até 5%

Os contribuintes de Jundiaí devem ficar atentos ao prazo de vencimento da primeira parcela do IPTU 2026. O pagamento em cota única com maior desconto, ou a primeira parcela para quem optar pelo parcelamento, vence no próximo dia 27 de fevereiro.

Quem escolher quitar o imposto à vista até essa data terá 5% de desconto sobre o valor total. Também há abatimentos progressivos para pagamento em parcela única: 4% até 27 de março e 3% até 27 de abril. Sem desconto, o tributo pode ser parcelado em até 10 vezes, conforme o valor devido.

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Finanças (SMF), iniciou no dia 8 de janeiro o envio dos carnês digitais para os contribuintes cadastrados no IPTU Digital, encaminhados ao e-mail informado. Já os carnês físicos começaram a ser entregues pelos Correios a partir de 20 de janeiro.

Formas de pagamento

Quem recebeu o carnê por e-mail pode pagar diretamente pelo site da Prefeitura, com direcionamento para os bancos Itaú, Santander ou Bradesco. Já os contribuintes com carnê impresso podem efetuar o pagamento em caixas eletrônicos, casas lotéricas (para valores de até R$ 5 mil) ou em dinheiro nos guichês do Banco Cooperativo Sicoob. Também há a opção de pagamento via PIX.

Assistente virtual facilita emissão

Para facilitar o processo, a Prefeitura disponibiliza a assistente virtual “JU”, que permite gerar código de barras ou chave PIX, além de consultar informações sobre o IPTU e a Taxa de Lixo. A ferramenta também possibilita a emissão da segunda via do carnê.

A “JU” pode ser acessada pelo site da Prefeitura, via WhatsApp ou pelo telefone 4589-8900. A segunda via também está disponível no portal oficial, na área de Serviços ao Cidadão. O atendimento presencial pode ser realizado no Poupatempo da Prefeitura, na Avenida União dos Ferroviários, 1760, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Para a emissão presencial, é necessário apresentar o carnê do ano anterior.

Segundo o secretário de Finanças, Lucas Lusvarghi, o município possui atualmente 192.813 imóveis cadastrados no IPTU. A arrecadação estimada para 2026, prevista na Lei Orçamentária Anual (LOA), é de R$ 268,3 milhões.

De acordo com o secretário, os recursos são fundamentais para manter os serviços públicos. Embora a Constituição determine aplicação mínima de 15% na saúde e 25% na educação, a cidade destinará neste ano 28,8% para a saúde e 29,2% para a educação.

A Secretaria orienta que os contribuintes fiquem atentos aos prazos para evitar juros e multas e priorizem os canais digitais para mais comodidade.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí