Capivara é resgatada em condomínio no Engordadouro, em Jundiaí

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) informou que, por volta das 9h desta terça-feira (3), equipes da Divisão Florestal da corporação e da Associação Mata Ciliar atenderam uma ocorrência envolvendo uma capivara em um condomínio no bairro Engordadouro.

Inicialmente, os agentes foram acionados para avaliar a periculosidade do animal, que pesa aproximadamente 60 quilos e havia se alojado na casa da bomba hidráulica da piscina do condomínio. O local é subterrâneo, o que impossibilitava que a capivara conseguisse sair sozinha.

Diante da dificuldade para o resgate, foi solicitado apoio da equipe especializada em salvamento de animais silvestres da Associação Mata Ciliar. Para garantir a segurança da operação, os profissionais utilizaram um tranquilizante fármaco, que promoveu a sedação temporária do animal.

Após a imobilização, a capivara foi retirada do local e encaminhada à Mata Ciliar, onde passará por avaliação e cuidados veterinários. Segundo a GMJ, após o acompanhamento necessário, o animal será devolvido à natureza.