Chuva deixa dezena de mortos, desaparecidos e milhares de desabrigados em MG

A sequência de fortes chuvas na Zona da Mata mineira provocou 24 mortes e deixou mais de 3 mil pessoas desabrigadas em Juiz de Fora. Na madrugada desta terça-feira (24), o município decretou estado de calamidade pública e suspendeu as aulas na rede municipal. Ao todo, 39 pessoas seguem desaparecidas na região.

De acordo com a prefeitura, fevereiro já soma 584 milímetros de chuva, o dobro do esperado e o maior volume já registrado para o mês. Cerca de 600 famílias deverão deixar suas casas. O temporal começou no fim da tarde de segunda-feira e atingiu áreas de relevo acidentado, com morros e encostas, aumentando o risco de deslizamentos.

Entre as vítimas estão estudantes e uma professora. As mortes ocorreram nos bairros JK, Santa Rita, Vila Ideal, Lourdes, Vila Alpina, São Benedito e Vila Olavo Costa. O município decretou luto oficial de três dias.

No Parque Burnier, um dos pontos mais atingidos, 12 casas desabaram. Quatro pessoas morreram, nove foram resgatadas e 20 continuam desaparecidas, incluindo crianças. No Bairro Cerâmica, duas residências caíram e cinco pessoas da mesma família estão soterradas. Mais de 40 ocorrências foram atendidas durante a madrugada.

O Rio Paraibuna e córregos transbordaram, provocando interdições de pontes e vias. Em Ubá, o Ribeirão Ubá saiu do leito, invadiu a Avenida Beira Rio e deixou ao menos seis mortos, segundo os bombeiros. Já em Matias Barbosa, a prefeitura também decretou calamidade para garantir acesso a recursos federais e agilizar o atendimento às famílias afetadas.

Fonte: g1; Foto/reprodução: Rede Globo