A Acadêmicos de Niterói, escola que levou para a Marquês de Sapucaí um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi rebaixada do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro. A agremiação alcançou 264,6 pontos na apuração e vai disputar a Série Ouro em 2027.
Primeira a desfilar na avenida, a escola apresentou o enredo “Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil”, desenvolvido pelo carnavalesco Tiago Martins. A apresentação chamou atenção por encenar episódios recentes da política brasileira, como o impeachment de 2016, a prisão de Lula na Operação Lava Jato e referências ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
A comissão de frente utilizou personagens caracterizados como lideranças políticas, enquanto alas e alegorias trouxeram críticas e representações simbólicas do cenário nacional. O desfile contou ainda com participações de artistas conhecidos do público.
Apesar da repercussão e de ter recebido nota 10 no último quesito lido — que também serve como critério de desempate — a pontuação não foi suficiente para garantir a permanência na elite do samba carioca.
Além da Acadêmicos de Niterói, a Mocidade Independente de Padre Miguel também foi rebaixada. A tradicional escola apresentou o enredo “Rita Lee, a Padroeira da Liberdade” e terminou com 267,4 pontos.
O regulamento do Grupo Especial passou por mudanças em 2026. Embora 54 jurados tenham participado da avaliação, apenas 36 notas foram consideradas após sorteios prévios. A menor nota de cada quesito também foi descartada, resultando em 27 notas válidas para o cálculo final de cada escola.
Fonte: Terra
