Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (11) indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue à frente em um eventual segundo turno contra o senador Flávio Bolsonaro (PL). No cenário estimulado, Lula aparece com 43%, enquanto Flávio soma 38%.
O levantamento mostra que a vantagem do presidente sobre o senador diminuiu em relação aos meses anteriores. Em dezembro, a diferença era maior e foi reduzida ao longo de janeiro, chegando agora a cinco pontos percentuais.
Nos cenários de primeiro turno, Lula também lidera, com índices que variam entre 35% e 39%, enquanto Flávio Bolsonaro aparece em segundo lugar, com percentuais entre 29% e 33%.
Entre os eleitores que se declaram independentes, grupo considerado estratégico em disputas eleitorais, a distância entre os dois também diminuiu em comparação ao levantamento anterior.
A pesquisa é a primeira realizada pelo instituto sem o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), entre os possíveis candidatos à Presidência. O governador tem afirmado publicamente que pretende disputar a reeleição no estado.
O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
O estudo também apontou que a maioria dos entrevistados afirmou ter conhecimento de que Flávio Bolsonaro conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Fonte: g1