Na madrugada desta sexta-feira (23), um criminoso procurado pela Justiça foi capturado por equipes da Polícia Militar na área central de Jundiaí. A prisão ocorreu durante uma ação de fiscalização e prevenção ostensiva, quando os policiais perceberam que o condutor de um veículo FIAT Idea realizou uma manobra de marcha à ré com o objetivo de evitar o ponto de bloqueio.
Diante da atitude suspeita, a equipe acompanhou o veículo e conseguiu realizar a abordagem em outra via. Em um primeiro momento, não foram constatadas irregularidades aparentes com o automóvel ou com o condutor. No entanto, devido à tentativa de evasão da fiscalização, os policiais utilizaram a funcionalidade de reconhecimento facial do sistema Muralha Paulista, por meio do terminal portátil de dados da viatura.
A verificação permitiu identificar que o indivíduo havia apresentado uma Carteira Nacional de Habilitação falsificada. Com a confirmação da identidade verdadeira, foi constatado um mandado de prisão em aberto, expedido em junho de 2025, que o condena a cumprir 14 anos, 8 meses e 2 dias de prisão em regime fechado pelo crime de tráfico internacional de drogas.
O homem já havia sido preso anteriormente no estado do Mato Grosso, quando tentava transportar quase uma tonelada de cocaína da Colômbia com destino ao porto de Santos, no litoral paulista. Além desse crime, ele possui antecedentes por furto, receptação, homicídio, falsidade ideológica e uso de documento falso.
O indivíduo foi preso e permaneceu à disposição da Justiça.